AÇÕES DE COMBATE À OBESIDADE INFANTIL SÃO DESENVOLVIDAS NO CMEI DULCE PAIVA

O trabalho de continuidade das ações de combate à obesidade infantil nas escolas do Município recomeçou neste mês de março, com as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Dulce Paiva. Através dos programas de Atenção Primária à Saúde, Crescer Saudável e Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), a Nutricionista da Unidade Básica de Saúde (UBS), Aline Franco, desenvolve o planejamento de atividades, que tem como objetivo deter o avanço da obesidade e contribuir para o cuidado e melhoria da saúde e nutrição das crianças.

O acompanhamento é feito em etapas; e além da vigilância alimentar e nutricional, para prevenir o ganho de peso excessivo das crianças e adolescentes, o programa também promove a saúde nas escolas, orientando crianças e adolescentes quanto ao consumo de alimentos saudáveis e a necessidade da prática regular de atividade física. “Realizamos a antropometria para avaliação do quadro nutricional de cada criança, a partir das medidas como altura e peso, entramos em contato com as mães para seguir com o tratamento”, explica a Nutricionista, Aline Franco.

Ainda de acordo com informações da nutricionista, os alunos em quadro de sobrepeso e obesidade são direcionados para consulta individual no consultório e tratamento.

A conferência da dimensão física das crianças e adolescentes é uma das etapas do processo de combate à obesidade, nas escolas. A Secretaria Municipal de Saúde também oferece programa de emagrecimento com atividade física e acompanhamento profissional, gratuitamente.